Palombar - Associação de Conservação da Natureza e Património Rural
BRAGANçA - Portugal
Associado Apemeta

MISSÃO

A Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2000, que tem como missão conservar a biodiversidade, os ecossistemas selvagens, florestais e agrícolas e preservar o património rural edificado, bem como as técnicas tradicionais de construção. A associação, que atua orientada por uma abordagem pedagógica e de cooperação, promove também a investigação científica nas áreas da Ecologia, Biologia da Conservação e Gestão de Ecossistemas, a educação ambiental, o desenvolvimento das comunidades e a dinamização do mundo rural. A área de intervenção da Palombar é principalmente a região de Trás-os-Montes, contudo, a associação tem vindo a expandir o seu território de atuação.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
A conservação da Natureza é uma área central da atividade da Palombar, que desenvolve ações e projetos com foco na floresta, na agricultura, na preservação da fauna e na investigação científica.

Floresta
Ações de promoção e proteção da floresta autóctone, criação e manutenção de um viveiro florestal, reflorestação de terrenos próprios ou baldios e gestão sustentável de espaços florestados e de ecossistemas.

Agricultura
Plantação e conservação de variedades tradicionais de espécies hortícolas, frutícolas e de cereais, criação e manutenção de sementeiras e produção de fertilizante biológico de solos com base no “pombinho” (estrume de pombos) e no estrume de burros de Miranda.

Fauna
Conservação e monitorização de fauna selvagem, nomeadamente de espécies de aves de rapina e/ou necrófagas ameaçadas em Portugal, através da revitalização de pombais tradicionais, criação e manutenção de Unidades de Alimentação Artificial (UAA) e Campos de Alimentação de Aves Necrófagas (CAAN). Várias outras espécies de vertebrados e invertebrados são igualmente alvo de ações da associação ou beneficiadas por estas.

Investigação
A Palombar realiza investigação científica nas áreas da Ecologia, Biologia da Conservação e Gestão de Ecossistemas, em parceria com universidades e institutos superiores. Colabora também na realização de teses de mestrado e doutoramento.

PATRIMÓNIO RURAL
A Palombar promove a recuperação de estruturas do património rural construído no âmbito de ações desenvolvidas por iniciativa própria, através de projetos nos quais é parceira ou ainda enquadrada em iniciativas de voluntariado nacional e internacional.
Os elementos que integram o património rural arquitetónico, como pombais, moinhos, curriças e muros de pedras, para além de terem sido construídos para servir as necessidades das populações, também são um abrigo para a vida selvagem e contribuem, desta forma, para a conservação e a promoção da biodiversidade. Constituem, por isso, ícones do mundo rural de elevado valor cultural, social, natural e ecológico que queremos recuperar e conservar.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A Palombar atua na área da educação ambiental, através do desenvolvimento de Programas Escolares dedicados a diversos temas inseridos nos seus projetos de conservação da Natureza, por meio do seu Programa de Sensibilização Ambiental e ainda por via da realização de diversas ações de sensibilização nesta área para públicos-alvo diversificados.

FORMAÇÃO
No âmbito da conservação do património rural edificado, a Palombar realiza a recolha de técnicas de construção tradicionais do Nordeste Transmontano e transmite esse conhecimento através da organização de oficinas, ações de formação e encontros temáticos que visam transmitir e preservar essas técnicas.

Áreas de actividade Economia circular; Formação; Investigação in situ; Operação & manutenção; Outra; Projeto; Sustentabilidade
Outro: Sensibilização e Educação Ambiental / Monitorização Ambiental
Setores de actividade Agrícola; Água; Ar; Arquitetura; Digital/tecnologias informação; Ensino; Florestal; Investigação & desenvolvimento; Materiais e construção; Outro; Solos; Turismo
Outro: Desenvolvimento local / Ecossistemas Selvagens
Interesses de cooperação e coopetição Desenvolvimento de produtos/serviços; Internacionalização; Investigação & desenvolvimento; Normalização; Projetos internacionais; Projetos nacionais
Temáticas de cooperação e coopetição Alterações climáticas; Descarbonização da economia; Economia circular; Materiais; Sensibilização ambiental; Sustentabilidade; Tecnologias/serviços ambientais