Está aqui

Perguntas Frequentes

1. O que é a Plataforma Ambiente Portugal?

2. Quais as temáticas de Cooperação e Coopetição focadas na Plataforma Ambiente Portugal?

3. Quais os interesses de Cooperação e Coopetição estimulados pela Plataforma Ambiente Portugal?

4. Como funciona a Plataforma Ambiente Portugal?

5. Como pode um novo utilizador registar-se?

6. Que tipo de entidades podem ser encontradas/registadas na Plataforma?

7. Quais os setores das entidades presentes/a registar na Plataforma?

8. Quais as áreas de atividade das entidades presentes/a registar na Plataforma?

9. Como registar uma entidade?

10. O NIF da entidade, solicitado no formulário de registo, é disponibilizado ao público?

11. Pode um utilizador registar mais do que uma entidade?

12. Quem pode alterar o perfil da entidade?

13. Como adicionar membros à equipa de uma entidade já registada?

14. Registei-me como membro de uma entidade mas ainda não fui adicionado nem notificado. Como devo proceder?

15. Adicionei um novo membro à entidade mas este não foi notificado. Porquê?

16. Que tipos de projetos podem ser encontrados/adicionados à Plataforma?

17. Como adicionar projetos?

18. Pode um utilizador registar mais do que um Projeto?

19. É possível restringir o acesso aos conteúdos dos projetos, empresas envolvidas, etc?

20. Não consigo visualizar conteúdos dos projetos e/ou empresas envolvidas. Porquê?

21. Não consigo aplicar filtros nas páginas Entidades, nem Projetos, nem descarregar publicações. Porquê?

22. A Plataforma tem custos associados ao registo de utilizadores, entidades ou projetos?

23. Não encontro resposta à minha dúvida, como devo proceder?

 

O que é a Plataforma Ambiente Portugal?

É um espaço digital, sem custos associados, especialmente dirigido a utilizadores registados (empresários, técnicos de empresas e outras entidades, professores e investigadores, etc) que combina:

- um diretório de entidades que já são exemplos de cooperação e coopetição ou têm interesse em iniciar projetos assentes nestes conceitos, nomeadamente aqueles focados e estimulados pela Plataforma;  

- um repositório de projetos concretos de cooperação e coopetição, com foco nas temáticas e interesses estimulados pela Plataforma;

- a possibilidade de fazer pesquisas detalhadas de entidades e projetos com base em diferentes critérios (características das entidades, temáticas e interesses dos projetos, etc)

- eventos, notícias e publicações relevantes para os utilizadores e entidades que integram esta plataforma.

É, assim, um espaço de divulgação de casos de sucesso e também de busca e estímulo a novos consórcios, novas associações, sinergias, investigação e inovação. 

voltar

Quais as temáticas de Cooperação e Coopetição focadas na Plataforma Ambiente Portugal?

As temáticas (transversais a entidades e projetos) são:

  • Alterações climáticas
  • Descarbonização da economia
  • Economia azul
  • Economia circular
  • Materiais
  • Sensibilização ambiental
  • Sustentabilidade

voltar

Quais os interesses de Cooperação e Coopetição estimulados pela Plataforma Ambiente Portugal?

Os interesses (transversais a entidades e projetos) são:

  • Tecnologias/serviços ambientais
  • Desenvolvimento de produtos/serviços
  • Internacionalização
  • Investigação & desenvolvimento
  • Normalização
  • Projetos internacionais
  • Projetos nacionais

voltar

Como funciona a Plataforma Ambiente Portugal?

Qualquer interessado poderá registar-se rapidamente (5’) como utilizador bastando para tal preencher o formulário e fornecer um contato eletrónico válido.

Após registo, os utilizadores poderão adicionar a(s) sua(s) entidade(s) ou associar-se como membros de entidades já existentes na plataforma. A partir daí poderão adicionar projetos.

Todos os utilizadores registados podem usufruir das ferramentas da plataforma como a possibilidade de fazer pesquisas aplicando filtros, ou descarregar os conteúdos disponibilizados.

Chama-se a atenção que alguns projetos, se essa for a definição de privacidade utilizada, poderão apenas estar disponíveis para membros registados mas associados a entidades registadas na plataforma e não a todos os membros no geral.

voltar

Como pode um novo utilizador registar-se?

Num processo de apenas alguns minutos, o novo utilizador identifica-se com um endereço de email válido e contato telefónico e caracteriza o seu perfil nomeadamente a sua situação profissional (empregado ou desempregado).

No caso de o novo utilizador estar empregado é pedido o NIF da entidade patronal apenas para efeitos da correta identificação da mesma (não disponibilizado ao público). É ainda solicitada informação acerca da Função Profissional, escolaridade, faixa etária e género.

No caso da entidade patronal selecionada já estar registada na plataforma (ao digitar o NIF aparece visível a respetiva entidade) é gerado automaticamente um aviso para o utilizador que faz a gestão do perfil dessa entidade, para que adicione este novo utilizador como membro da equipa. Quando o gestor adiciona este novo utilizador à equipa existe uma notificação do mesmo.

No caso da entidade patronal não estar registada (NIF não despoleta nenhuma entidade), o novo utilizador poderá fazê-lo após terminar o seu registo.

voltar

Que tipo de entidades podem ser encontradas/registadas na Plataforma?

A Plataforma Ambiente Portugal combina empresas públicas, empresas privadas, associações, entidades do sistema científico nacional e entidades da administração pública central, regional e local.

voltar

Quais os setores das entidades presentes/a registar na Plataforma?

Entidades que trabalham “em ambiente” ou “com o ambiente”, ou seja, que:

i) trabalham no setor ambiental ou

ii) trabalham em temáticas ambientais noutros setores ou

iii) trabalham noutros setores conexos, imprescindíveis ao funcionamento dos anteriores

São exemplos os setores Agrícola, Água, Alimentar, Ar, Arquitetura, Cimento, Comunicação (media, publicidade, etc), Design, Digital/tecnologias informação, Energia, Ensino, Extrativo, Financeiro, Florestal, Imobiliário, Investigação & desenvolvimento, Marítimo, Materiais e construção, Metalomecânica, Papel, Pecuário, Química, Resíduos, Retalho, Ruído & vibrações, Saúde, Segurança/riscos, Seguros, Sociedades de advogados, Solos, Textil/Vestuário/Calçado, Transportes, Turismo, Vidreiro/cerâmico entre outros.

voltar

Quais as áreas de atividade das entidades presentes/a registar na Plataforma?

A Plataforma combina entidades focadas nas áreas de Análises, Auditoria, Certificação, Comércio de soluções, Consultoria, Economia circular, Eficiência energética, Energias renováveis, Fabrico de tecnologia/equipamentos, Financiamento, Formação, Instalação, Investigação in situ, Moldes, Operação & manutenção, Projeto, Qualidade, Reciclagem, Remediação, Software, Sustentabilidade, Tratamento, Utilities entre outros.

voltar

Como registar uma entidade?

Após ser um utilizador registado encontra no topo direito do ecrã, junto ao seu perfil, o botão adicionar entidade. No caso de já ter registado outra(s) entidade(s) a criação de novas entidades deverá ser feita a partir do seu perfil, editando-o.

Para adicionar uma nova entidade basta fornecer o NIF (que não é tornado público, é utilizado apenas para correta identificação da entidade na estrutura da plataforma), nome, e caracterizar rapidamente a entidade através de campos de escolha múltipla nomeadamente quanto ao tipo de entidade, área de atividade, setor de atividade, dimensão da entidade.

É ainda solicitada uma breve descrição da entidade, ano de fundação e quais os interesses e temáticas de cooperação e coopetição em que se enquadra.

Facultativamente poderá adicionar o logotipo, documentos, vídeos, ligações e imagens, se assim o entender.

Após submissão do formulário terá de aguardar a aceitação por parte da Plataforma (a APEMETA será notificada e conta fazê-lo com a maior brevidade possível, podendo, no entanto, o processo demorar 24h) e uma vez aceite fica visível online. Poderá então adicionar membros (bastando para tal fornecer o seu e-mail) à entidade, cujos dados ficam editáveis a partir do perfil do utilizador que a criou.

Apenas o utilizador que cria a entidade tem privilégios de edição do perfil da mesma. Para cedê-los a outro membro associado à entidade deverá ser enviado um e-mail à APEMETA a solicitar essa alteração.

Em caso de dificuldades ou para mais esclarecimentos contate a APEMETA ([email protected] ou 217965000).

voltar

O NIF da entidade, solicitado no formulário de registo, é disponibilizado ao público?

Não. É apenas solicitado no formulário para efeitos da correta identificação das entidades (evitando-se assim duplicações de perfis).

voltar

Pode um utilizador registar mais do que uma entidade?

Sim. Para tal deverá editar o seu perfil e poderá adicionar mais entidades.

voltar

Quem pode alterar o perfil da entidade?

Apenas o utilizador administrador. Inicialmente será o utilizador que a criou mas tal privilégio pode ser alterado a qualquer momento bastando para o efeito o atual administrador enviar um e-mail um e-mail à APEMETA a solicitar a alteração.

No caso de não saber quem é o utilizador responsável pela edição do perfil da sua entidade pode contactar a APEMETA para obter essa informação.

Em caso de dificuldades ou para mais esclarecimentos contate a APEMETA ([email protected] ou 217965000).

voltar

Como adicionar membros à equipa de uma entidade já registada?

Entre na plataforma com as credenciais do utilizador que a criou, que é o único com privilégios de administração.

Edite o seu perfil pessoal e encontrará a entidade que criou podendo editar os seus dados, nomeadamente adicionar membros.

Para adicionar membros bastará fornecer o endereço de e-mail, e depois guardar as alterações feitas no fundo da página (passo imprescindível). Será então enviado um convite ao membro para associar-se à equipa da entidade, podendo o mesmo aceitar ou declinar após registo/entrada na Plataforma.

Em caso de dificuldades ou para mais esclarecimentos contate a APEMETA ([email protected] ou 217965000).

voltar

Registei-me como membro de uma entidade mas ainda não fui adicionado nem notificado. Como devo proceder?

Contate por favor a APEMETA, gestora da Plataforma Ambiente Portugal através de [email protected] ou 217506000

voltar

Adicionei um novo membro à entidade mas este não foi notificado. Porquê?

Para adicionar membros bastará fornecer o endereço de e-mail, e depois guardar as alterações feitas ao perfil da entidade no fundo da página (passo imprescindível). Será então enviado um convite ao membro para associar-se à equipa da entidade, podendo o mesmo aceitar ou declinar após registo/entrada na Plataforma.

Caso os passos anteriores tenham sido efetuados com sucesso pode dar-se o caso de o e-mail enviado pela Plataforma estar a ser reconhecido como lixo eletrónico.

Em caso de dificuldades ou para mais esclarecimentos contate a APEMETA ([email protected] ou 217965000).

voltar

Que tipos de projetos podem ser encontrados/adicionados à Plataforma?

Projetos de cooperação que envolvam uma ou mais entidades, privados ou com financiamento ou co-financiamento público, em curso, já terminados ou pendentes.

Podem ser parcerias colaborativas formais (ex: projeto do Fundo Ambiental) ou mais informais (ex: parcerias para a Internacionalização de entidades com diferentes competências).

Projetos com entidades nacionais ou internacionais (de momento a plataforma está apenas disponível em PT, focada em acolher sobretudo entidades nacionais, no entanto os conteúdos podem ser expostos em PT/EN)

Os projetos podem ser tornados totalmente públicos, visíveis apenas a utilizadores registados ou visíveis apenas a utilizadores membros de equipas de entidades.

Tendo em vista os interesses e temáticas de cooperação e coopetição focados na Plataforma Ambiente Portugal podem ser Projetos focados em:

  • Tecnologias/serviços ambientais,
  • Desenvolvimento de produtos/serviços,
  • Internacionalização,
  • Investigação & desenvolvimento ou
  • Normalização

em temáticas centrais ou conexas a temas como Alterações climáticas, Descarbonização da economia, Economia azul, Economia circular, Materiais, Sensibilização ambiental ou Sustentabilidade.

voltar

Como adicionar projetos?

Para adicionar projetos é necessário que esteja associado a uma entidade registada na plataforma (sendo seu criador ou seu membro).

Entre na plataforma com as suas credenciais. Encontra no topo direito do ecrã, junto ao seu perfil, o botão adicionar projeto. No caso de já ter registado outro(s) projetos(s) poderá também adicionar a partir do seu perfil pessoal, editando-o.

Para adicionar um novo projeto terá de fornecer o nome, o número de pessoas envolvidas, as entidades envolvidas – poderá selecionar entidades já presentes na plataforma ou identificar outras (os dados fornecidos neste caso servirão apenas para a APEMETA entrar em contato e divulgar a Plataforma Ambiente Portugal, não serão disponibilizados ao público) – o estado do projeto (concluído, em curso ou pendente) , uma breve descrição, e especificar os interesses e temáticas de cooperação e coopetição nos quais se enquadra.

Terá ainda que definir a privacidade do projeto sendo possível deixá-lo totalmente visível (a qualquer pessoa), ou restringir apenas a utilizadores registados na Plataforma ou ainda apenas a utilizadores que estejam associados a entidades registadas na Plataforma.

Facultativamente poderá adicionar documentos, vídeos, ligações e imagens e especificar o investimento aproximado, a localização (se aplicável), resultados e ainda caracterizar o projeto com etiquetas (palavras-chave). Estas etiquetas facilitarão a busca e filtragem na página dos Projetos.

Em caso de dificuldades ou para mais esclarecimentos contate a APEMETA ([email protected] ou 217965000).

voltar

Pode um utilizador registar mais do que um Projeto?

Sim. Para tal deverá entrar na Plataforma e poderá fazê-lo a partir do topo direito do ecrã, junto ao seu perfil, no botão adicionar projeto ou então editar o seu perfil e poderá adicionar mais projetos.

voltar

É possível restringir o acesso aos conteúdos dos projetos, empresas envolvidas, etc?

Sim, é possível definir vários graus de privacidade do projeto sendo possível deixá-lo totalmente visível (a qualquer pessoa), ou restringir apenas a utilizadores registados na Plataforma ou ainda apenas a utilizadores que estejam associados a entidades registadas na Plataforma.

Do mesmo modo pode restringir a visibilidade das empresas envolvidas no projeto apenas a utilizadores registados na plataforma ou mesmo apenas a utilizadores associados a entidades registadas na Plataforma.

Poderá ainda permitir, ou não, a partilha do projeto por parte de utilizadores que estejam autorizados a visualiza-lo.

voltar

Não consigo visualizar conteúdos dos projetos e/ou empresas envolvidas. Porquê?

É possível definir vários graus de privacidade do projeto sendo possível deixá-lo totalmente visível (a qualquer pessoa), ou restringir apenas a utilizadores registados na Plataforma ou ainda apenas a utilizadores que estejam associados a entidades registadas na Plataforma.

Deste modo e para aceder a todos os projetos não só tem de se registar na Plataforma como também deverá estar associado a uma entidade, criando o seu perfil ou estando associado como membro da sua equipa.

voltar

Não consigo aplicar filtros nas páginas Entidades, nem Projetos, nem descarregar publicações. Porquê?

Estes são privilégios apenas disponíveis a utilizadores registados.

voltar

 A Plataforma tem custos associados ao registo de utilizadores, entidades ou projetos?

A Plataforma Ambiente Portugal não tem quaisquer custos associados ao registo de utilizadores, entidades ou projetos.

voltar

Não encontro resposta à minha dúvida, como devo proceder?

Por favor contate a APEMETA ([email protected] ou 217965000).

voltar