EUCF – European City Facility: Segunda call com candidaturas abertas de 29 de Março a 31 de Maio
2021-03-16 - 11:27
  • Eficiência Energética
  • Energia
  • Descarbonização
  • Alterações Climáticas
  • Municípios
  • Instrumentos de financiamento

Promovida em Portugal pela Oeste Sustentável pela RNAE (rede nacional), a iniciativa EUCF abre o segundo período de candidaturas de 29 de Março a 31 de Maio (2021).

Portugal está inserido na região do sul da Europa, que nesta segunda call irá financiar mais 10 projetos que a call anterior, num total de 18 projetos para esta região, e que abrange ainda Grécia, Itália, Espanha, Malta e Chipre.

Podem candidatar-se a este projeto Municípios/autoridades locais isoladamente ou em agrupamentos de Municípios, neste caso indicando um dos Municípios como líder da candidatura. O Município-líder ou o agrupamento tem que possuir um Plano de Ação para a Energia Sustentável e Clima (PAES/PAESC) ou equivalente, aprovado politicamente, com metas estabelecidas para, pelo menos o ano de 2020.

Outros dois critérios de elegibilidade são o compromisso político com o projeto, que deve ser devidamente demonstrado, bem como o compromisso de monitorização durante dois anos.

Em caso de aprovação da candidatura, o contrato de financiamento será assinado apenas com o Município-líder que receberá o apoio financeiro do agrupamento.

No próximo dia 26 de março será promovido um webinar que tem como objetivo divulgar e esclarecer os Municípios sobre as candidaturas à 2.ª call do projeto European City Facility.

Mais informações sobre as candidaturas no site do projeto: https://www.eucityfacility.eu/home.html