Jornada Técnica e Prémios Humana Circular
2019-10-28 - 11:19
  • Economia Circular
  • Resíduos
  • Têxtil
  • Sustentabilidade

A Humana Portugal premiou, no passado dia 24 de Outubro, 15 entidades e municípios pelo seu compromisso com práticas de economia circular e incentivo à sustentabilidade em Portugal.

Sintra, 25 de outubro de 2019. A Humana Portugal, organização que desde 1998, trabalha a favor da proteção do meio ambiente através da reutilização têxtil e realiza tanto programas de cooperação para o desenvolvimento em Moçambique e na Guiné-Bissau como de apoio local em Portugal, entregou em Sintra os Prémios Humana Circular, prémios que reconhecem os municípios e entidades que se destacaram pelas suas políticas, projetos ou decisões ambientais.

Estes Prémios, foram entregues na Jornada Técnica dedicada à Economia Circular na Gestão de Resíduos, um evento que pretendeu analisar e estabelecer as bases para continuar a avançar na gestão sustentável dos resíduos e dos recursos (da roupa, no caso da Humana, com um fim social, materializada nos seus programas de cooperação).

O ato foi celebrado no Palácio Valenças, em Sintra e contou com a presença de personalidades importantes do setor, de destacar a do Secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde, que em representação do Ministro do Ambiente foi responsável pelo discurso de encerramento do evento. João Ataíde, destacou durante a sua intervenção que “contamos com um excelente plano de ação para a economia circular, mas que sem a participação dos municípios não é possível”. Alertou também para a necessidade de contarmos com “consumidores presentes e conscientes, que valorizem o que merece ser valorizado”.

Economia circular na gestão de resíduos

É evidente a necessidade de utilizar os recursos da forma mais eficiente possível, reduzir desperdícios desnecessários e modificar as pautas de produção, consumo e gestão de resíduos para contribuir para uma economia circular. Aspeto diretamente relacionado com dois dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, número 12 que defende uma “Produção e Consumo Responsáveis” e número 13, a “Ação pelo Clima”.

Por isso, é importante que substituamos uma economia linear por um modelo circular, onde o planeamento, a redução, a reutilização, a reciclagem e a valorização material constituam processos essenciais.

No ato celebrado ontem em Sintra, participaram seis ponentes na mesa redonda intitulada “Economia Circular na Gestão de Resíduos”: Nuno Bento, Coordenador do Observatório da CCDR LVT; Carlos Vieira, Diretor Delegado dos SMAS Sintra; João Teixeira, Presidente da Tratolixo; Mercês Ferreira, Vogal do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente; Luís Realista, membro da Direção da Associação SmartWaste Portugal, e Sónia Almeida, Unit Manager de Recolha da Humana Portugal. Filipa Reis, Promotora Nacional da Humana Portugal foi a encarregada de moderar a mesa.

Nuno Bento destacou como “fundamental o combate ao desperdício” e comentou ainda que “não podemos achar que é a economia circular que vem resolver todos os nossos problemas, se formos realistas sabemos que isso não acontecerá a 100%, portanto há que pensar em quais são as opções mais eficazes”.

Carlos Vieira, por sua vez, referiu que “é importante reduzir o consumo, mas tão ou mais importante que isso é a reutilização”.

Para João Teixeira, “a situação atual da gestão de resíduos em Portugal está atrasada. Verificam-se grandes carências no que diz respeito ao ensino, à adesão da população, empresas, etc. "Será um problema cultural?!” Questionou o mesmo.

No entanto, Mercês Ferreira discordou, defendendo a “existência de uma política nacional ambiental bem delineada, com estratégias bem definidas. Destacou a importância da prevenção e de que devemos pensar e prolongar o ciclo de vida de um produto para evitar o resíduo.

Luís Realista, é da opinião de que “não nos podemos cingir apenas aos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) e que a atividade de recolha seletiva deve registar um incremento”.

Sónia Almeida não discordando dos restantes oradores, apenas lamentou e alertou para o “longo caminho a percorrer no setor têxtil”, chamando os ouvintes à atenção para que “a mesma preocupação que se está a ter atualmente com o plástico se instaure o antes possível na fileira têxtil, para evitar resíduos e gerar recursos”, que ao fim ao cabo é a atividade que desenvolve a Humana em Portugal.

Os prémios

Os contentores em madeira entregues como Prémio continham a mensagem “Plantemos um futuro sustentável”, assim como sementes de Alfenheiro para plantar. Um gesto cada vez mais necessário nos dias de hoje e que a Humana promove também através dos projetos Farmers Clubs em Moçambique e Guiné-Bissau, e também através do 3C: Cultivemos o Clima e a Comunidade, programa de agricultura social e urbana levado a cabo no município do Seixal. Projetos que são uma realidade graças aos fundos conseguidos através da gestão e consequente valorização do têxtil que é recolhido pela Humana.

Lista completa de Premiados

1. SmartWaste Portugal - Prémio Incentivo à cooperação entre empresas do setor

2. Valorsul, Amarsul, Valorlis - Prémio Inovação pela “Aplicação Recycle Bingo”

3. Câmara Municipal do Seixal - Prémio Fidelização

4. Câmara Municipal de Alenquer - Prémio Município com maior % de crescimento

5. Câmara Municipal do Barreiro - Prémio Expansão

6. Junta de Freguesia de Vialonga - Prémio Freguesia com mais kg/hab

7. APEMETA - Prémio Formação e apoio ao setor do ambiente

8. Câmara Municipal de Setúbal - Prémio Educação Ambiental

9. Junta de Freguesia de Loures - Prémio Freguesia com mais kg/contentor

10. TratoLixo - Prémio Responsabilidade socioambiental

11. LIPOR - Prémio Consciencialização e sensibilização ambiental

12. Auchan - Prémio Responsabilidade Ambiental

13. Global Media Group - Prémio Informação Ambiental e Sustentabilidade

14. Câmara Municipal de Sintra - Prémio Maior volume de kgs recolhidos em 2018

15. Ministério do Ambiente - Prémio Economia Circular