Plataforma Ambiente Portugal - uma ferramenta à disposição de todos
2019-10-10 - 10:23
  • Plataforma Ambiente Portugal
  • ambipor ii
  • Cooperação
  • Coopetição
  • Empresas portuguesas

É com grande satisfação que a APEMETA constata o sucesso e a aceitação da Plataforma Ambiente Portugal pelo Setor Empresarial Nacional. Nos últimos meses contámos com a adesão de mais de 200 entidades e 250 utilizadores, que viram neste espaço digital um instrumento útil à divulgação, cooperação e coopetição no Setor do Ambiente e conexos.

Esta Plataforma, criada pela APEMETA ao abrigo do projeto AMBIPOR II – Ambiente em Portugal, co-financiado pelo COMPETE 2020, funciona como espaço virtual, isento de custos para os utilizadores,  que compila entidades portuguesas que já são exemplos de cooperação e coopetição ou pretendem iniciar projetos assentes nestes conceitos e que trabalham “em Ambiente” ou “com o Ambiente” ou seja que: i) trabalham no setor ambiental ou (ex: água; resíduos; ar; etc); ii) trabalham noutros setores mas em temáticas ambientais (ex: sistemas de gestão de qualidade no setor retalho; alimentar; etc) ou iii) trabalham noutros setores conexos, imprescindíveis ao funcionamento dos anteriores (ex: financiamento; seguros; etc. Complementarmente pretende disponibilizar uma montra de projetos de cooperação e mesmo de coopetição, permitindo a divulgação de casos concretos e também o estímulo a novos consórcios, novas associações, mais sinergias, mais inovação.

Atualmente verifica-se que as mais de 200 entidades registadas são na sua maioria empresas privadas e/ou públicas (80%) estando também presentes outras entidades como Associações e Entidades do Sistema Científico Nacional (9%) ou a Administração Pública central, regional e local (11%).

Retratando bem a realidade nacional, a maioria é de micro, pequena e média dimensão (80%) e estão distribuídas um pouco por todo o país com pouco menos de 50% na Região de Lisboa e Setúbal e os restantes pelas Regiões Norte, Centro, Alentejo, Algarve e também Açores.

Os utilizadores registados na plataforma são na sua maioria quadros técnicos superiores das entidades, já experientes no setor (>70% entre os 40 e 60 anos de idade) e que podem encontrar neste espaço online também eventos e publicações relevantes para o quotidiano do setor.

Esperamos conseguir, num futuro próximo, para além do incremento de empresas registadas aumentar o número de projetos divulgados pelas empresas.

Contamos consigo!