Projeto REACT (eficiência energética em edifícios) organiza primeiro workshop de capacitação do projeto
2021-04-27 - 09:59
  • Eficiência Energética
  • Edifícios
  • Formação

A parceria do projeto REACT – “Uma abordagem digital para qualificar técnicos de eficiência energética em edifícios”, está a organizar a primeira Actividade LTT – Learning, training and teaching: REACT EU Transfer workshop.

Este workshop será realizado em formato virtual, através da plataforma zoom e será dividido em três dias (3, 5 e 7 de Maio de 2021).

O primeiro dia será dedicado à apresentação de um conjunto de resultados, nomeadamente os conteúdos digitais. A partir daí os formandos iniciam o curso, testando os materiais apresentados. A segunda sessão deste workshop consistirá numa sessão de esclarecimento de dúvidas dos formandos, e o último dia de terá como objetivo a apresentação de exercícios práticos realizados pelos alunos e respetivo feedback sobre os materiais do curso.

Os formandos desta atividade serão oriundos dos países organizadores do projeto e terão oportunidade de testar em exclusivo os outputs do projeto, recebendo um diploma de participação no final do workshop.

O projeto REACT visa a criação da Qualificação Europeia de Técnicos de Eficiência Energética em Edifícios (EEEBT), nível 4 do Quadro Europeu de Qualificações.

Tem como principais objetivos criar o currículo do Técnico Europeu de Eficiência Energética em Edifícios, desenvolver um Quadro de Avaliação Sumativa, construir um jogo virtual como ferramenta de avaliação formativa, desenvolver materiais digitais de formação em múltiplos formatos, construir o esquema e ferramentas de RVC (Reconhecimento e Validação de Competências) e definir uma diretriz para a futura exploração da qualificação e materiais desenvolvidos.

Outro objetivo deste projeto é a contribuição para as metas de energia e clima para 2030, fornecendo aos cidadãos da UE uma qualificação harmonizada e de qualidade para os técnicos de eficiência energética em edifícios, que será desenvolvida para ser reconhecida em toda a União Europeia.

A Oeste Sustentável é coordenadora do projeto REACT, que é financiado pela Comissão Europeia através do programa ERASMUS+, está em execução desde setembro de 2019 até Agosto de 2021 e conta com cinco parceiros a nível Europeu de três países (Croácia, Grécia e Portugal),

Mais informações consulte o site do projeto em: http://reactproject.eu/