Workshop AMBIPOR II: OS DESAFIOS DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
2019-07-17 - 17:50
  • ambipor ii
  • Energia
  • Eficiência Energética

Decorreu no passado dia 26 de Outubro de 2018, no Porto , mais um Workshop no âmbito do Projeto AMBIPOR II, dedicado ao tema “Desafios da Eficiência Energética”. A APEMETA aproveitou a oportunidade para fazer a apresentação pública de mais duas ferramentas relevantes para a realidade nacional: uma Brochura Técnica que faz a caracterização do Setor da Energia em Portugal e ainda um Guia para o Controlo e Otimização de Recursos Energéticos.

O Workshop contou com a presença da RdA Climate Solutions, responsável pela elaboração de ambos os documentos (disponíveis no separador Publicações), que os apresentou de forma exaustiva salientando no caso da Brochura sobre o Setor da Energia que o documento aborda a questão da Energia no setor empresarial/industrial de forma transversal, nomeadamente com algum nível de detalhe os diversos equipamentos e tecnologias que se encontram na indústria, sendo destacadas e enfatizadas medidas de melhoria, tanto ao nível da eficiência energética, como das energias renováveis. Integra aspetos relacionados com os contratos de aquisição de energia e com os diferentes modelos de financiamento de medidas de eficiência energética e/ou aproveitamento das energias renováveis nas empresas. No final do documento é apresentada uma listagem de empresas e organizações que atuam no setor da energia, por setor de atividade e por área de negócio. No caso do Guia para o Controlo e Otimização de Recursos Energéticos a apresentação deu destaque ao facto de que o documento sistematiza os principais equipamentos e sistemas onde se podem identificar e executar medidas de melhoria neste domínio. Ao invés de uma abordagem setorial, o presente Guia aborda a eficiência energética no setor empresarial/industrial de forma generalizada, e transversal, identificando os diversos equipamentos e tecnologias que, de uma forma generalizada, se encontram na indústria nacional, procedendo à sua identificação e descrição, destacando e enfatizando medidas de melhoria que se podem alcançar, desde a aquisição dos equipamentos, às condições de operação e manutenção.

Foi também promovido um debate sobre os desafios da eficiência que contou com a presença do Banco BPI que apresentou uma linha de crédito específica para a eficiência energética, do SUCH que falou do trabalho realizado e a realizar nos hospitais e da COGEN Portugal que apresentou uma visão geral dos desafios que persistem no mercado da eficiência energética e da cogeração.