Workshop sobre Certificação: Boas Práticas e Case Studies
2019-07-17 - 17:41
  • ambipor ii
  • Certificação
  • Qualidade
  • Ambiente
  • SGA
  • SGQ
  • Normas
  • ISO 9001
  • ISO 14001

No âmbito dos diversos workshops previstos pelo Projeto AMBIPOR II, a APEMETA realizou no passado dia 16 de novembro de 2017, em Aveiro, um Workshop dedicado ao tema da Certificação, nomeadamente na ISO 9001 e 14001.

Sobre estes dois sistemas de certificação, transversais a diversos setores empresariais, e com o objetivo de capacitar o tecido empresarial português a APEMETA fez a divulgação de duas Brochuras de Boas Práticas e Case Studies em necessidades organizativas de processos e Boas Práticas com base nos referenciais ISO 9001 e 14001. Foram apresentados os documentos, estruturados de modo a que seja possível entender a correspondência entre os requisitos nas respetivas normas NP EN ISO e exemplos práticos num Sistema de Gestão (SG).

Estes documentos, disponíveis a todos os interessados no separador Publicações, surgem como guias que têm como objetivo primordial contribuir para auxiliar e elucidar os gestores das organizações das mais-valias, benefícios e práticas a adotar com a implementação destes SG. Por outro lado, pretendem permitir que qualquer trabalhador/empresa possa entender como definir e implementar um SG na sua organização através de uma abordagem sistematizada, cláusula a cláusula das normas, com informação que permite compreender e implementar cada uma delas.

Nesta sessão foi ainda promovido um debate contando com o Engº Luis Oliveira, da Ambi 22 e a Engª Sandra Bernardino da CFGE, empresas responsáveis pela elaboração das brochuras, que partilharam a sua experiência na consultoria à implementação dos referenciais em causa. Neste debate participaram ainda o Engº Pedro Araújo, da Advanced Cyclone Systems e a Engª Patrícia Silvério, da Revalor - Recuperação de Valorização de Resíduos que deram o seu testemunho sobre as oportunidades e constrangimentos na adaptação da ISO 9001 e 14001.

A assistência contou com mais de participantes de diversos setores e diversas tipologias de entidades e entre os tópicos discutidos destacou-se a importância da cooperação neste setor, sobretudo no que se refere a estratégias para o envolvimento da gestão de topo nos processos de certificação e também para a melhor gestão dos processos envolvendo as diferentes partes interessadas.