Investor Confidence Project (ICP) Europe
Data de início
02 Fev 2015
Estado
Em curso
Pessoas
15
Custo
2.5M
Entidades
1

Os projetos de eficiência energética são muitas vezes complexos e dependendo do fornecedor são apresentados em moldes completamente distintos diminuindo a confiança nas poupanças energéticas apresentadas.

É neste contexto que a Comissão Europeia, através do programa Horizonte 2020, apoiou a criação do Investor Confidence Project (ICP) Europe e o seu esquema de certificação Investor Ready Energy Efficiency (IREE)™.

A certificação IREE™, é uma certificação internacional que está em linha com os requisitos legislativos nacionais, como o SGCIE e que pretende aumentar a confiança nas poupanças apresentadas nos projetos de eficiência energética através, entre outros, da garantia que as poupanças apresentadas nas auditorias e estudos são estimadas por técnicos com as devidas qualificações e experiência, e têm por base a utilização de toda a informação necessária com recurso a práticas reconhecidas pelos especialistas e foram validades por uma terceira parte. A certificação garante também que em fase de projeto foram considerados os critérios de comissionamento, operação e manutenção bem como a metodologia de medição e verificação das poupanças energéticas.

A certificação facilita ainda o acesso a financiamento em melhores condições pois garante que os projetos já passaram por um processo de due diligence técnica.

O ICP está disponível certificar projetos de eficiência energética nos associados da ANEME oferecendo formação e assistência técnica especializada às equipas envolvidas nestes projetos. Este apoio é gratuito no âmbito do financiamento Europeu mas está limitado. Para saber mais ou para contactar a equipa do ICP Europe visite: http://europe.eeperformance.org/ ou envie um e-mail para [email protected].

Interesses de cooperação e coopetição Investigação & desenvolvimento; Normalização
Temáticas de cooperação e coopetição Descarbonização da economia