Num contexto de inovação sistémica, o projeto PestNU reúne novas Tecnologias Digitais e baseadas no Espaço (TDE), combinadas com Práticas Agroecológicas e Orgânicas (PAO) já em TRL5, as quais serão posteriormente implantadas, aprimoradas, testadas em campo e demonstradas para TRL7, em novos sistemas de produção de alimentos em economia circular, tais como aquaponia e sistemas de horticultura circular como estufas hidropónicas fechadas/semifechadas, e no cultivo de produtos hortícolas ao ar livre, em diferentes condições, solos e culturas (tomate, pepino, pimento).
Para além da demonstração em campo das diversas tecnologias emergentes, este projeto faz uma forte aposta numa abordagem multi-atores a multi-setorial. Prevê o envolvimento de todo o tipo de participantes, dos agricultores às empresas, consumidores e cidadãos, passando por investidores, empreendedores, PME, jovens profissionais, ligando o setor agro-alimentar ao do ambiente e ao das tecnologias da informação entre outros, assim como uma estreita ligação com a Comissão Europeia, decisores e reguladores.
Quer ficar a saber mais? Também tem projetos nesta área? Tem tecnologias nestes domínios? Trabalha com atores desta cadeia de valor? Junte-se a nós e subscreva a lista de contactos do projeto para receber toda a informação relevante!
Mais informação
Este projeto recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia ao abrigo do acordo de subvenção n.o 101037128.