IV Encontro da Convergência Ecológica e Ambiental
14/10/2023 - 10:00 a 15/10/2023 - 17:00
Bragança
,
Portugal
  • Território
  • Alterações Climáticas
  • Transição Energética
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O IV Encontro da Convergência Ecológica e Ambiental (ECEA) está a chegar, dando continuidade ao trabalho desenvolvido no âmbito da Carta de Famalicão.

O evento irá decorrer no fim-de-semana de 14 e 15 de outubro de 2023, no Parque Ibérico de Natureza e Aventura - PINTA, em Vimioso, distrito de Bragança.

Este ano, o programa é dedicado ao conhecimento e debate do tema Transição energética, com foco nas mega centrais solares.

As fontes energéticas alternativas aos combustíveis fósseis são uma necessidade, mas, nos últimos anos, a sua proliferação acelerada, com consequências negativas diretas no coberto vegetal e impactos nos ecossistemas e paisagem, tem levantado questões sobre a real contribuição da energia renovável para a mitigação das alterações climáticas. Transição Energética? Sim, mas a que custo?

O programa do evento está estruturado para um dia de apresentações, debate e ainda uma sessão de trabalho com o título "O que fazer com a Carta de Famalicão?" - para a qual os participantes são desafiados a refletir - e um dia de visitas de campo, nomeadamente ao parque solar de Mina de Tó, destinado a conhecer a problemática, no terreno, mas também projetos de restauro da natureza e a deslumbrante região do nordeste transmontano. No sábado, haverá ainda uma "Sessão de Bancas e Posters", aberta à participação de qualquer entidade. O programa final será divulgado no início de Setembro.

As inscrições são obrigatórias, através deste formulário.

No formulário está disponível informação detalhada sobre refeições, alojamento, boleias e a sessão de bancas e posters.

 

Os ECEA pretendem ser espaços de partilha, crítica, debate e união entre as associações, grupos, coletivos e movimentos que trabalhem temas de ambiente, com o objetivo de contribuir para a coesão do movimento ambientalista e para a resolução e encontro de soluções para os problemas ambientais que o país enfrenta, promovendo a proteção e salvaguarda dos recursos naturais, da qualidade de vida, da energia, do clima e da economia sustentável.

 

A Carta de Famalicão é uma iniciativa que funciona como um compromisso partilhado para a proteção da natureza de todas as entidades coletivas e individuais que a assinaram. A Carta de Famalicão congrega-se em três momentos: o documento em si (a Carta de Famalicão - O Espírito e as Práticas e o Aditamento - Alimentos, Saúde, Ambiente e Agricultura), que agrega pontos de vista partilhados e comuns sobre propostas de ação, intervenções, reflexões e de prioridades, a dirigir às autoridades públicas nacionais, regionais e locais, e à sociedade portuguesa em geral; o Dia da Ação Comum Pela Natureza (DACN) e o Encontro da Convergência Ecológica e Ambiental (ECEA).