APEMETA divulga resultados do Projeto AMBIPOR II em Sessão dedicada ao Estado da Arte dos Setores da Água e dos Resíduos
2019-07-17 - 17:56
  • ambipor ii
  • Cooperação
  • Coopetição
  • Setor da Água
  • Setor dos Resíduos

A APEMETA realizou no passado dia 14 de março 2019, no Porto, a Sessão de Encerramento do Projeto AMBIPOR II, intitulado como “O Estado da Arte dos Setores da Água e dos Resíduos – Perspectivas de Cooperação e Coopetição”.

Na presente Sessão foram apresentadas as Brochuras Técnicas sobre o Setor da Água em Portugal e sobre o Setor dos Resíduos em Portugal desenvolvidas no âmbito deste projeto.

Estes documentos são orientados sobretudo para ajudar a conhecer o funcionamento destes setores, através da sistematização de informação acerca dos seus principais atores e estado da arte nacional em termos de infraestruturas e tecnologias existentes e modelos de gestão. Pensado como ferramenta de trabalho para empresas e/ou entidades que participam ou queiram participam nos segmentos de mercado abordados, este documento apresenta listas dos players identificados, com os respetivos links para as suas páginas web.

A APEMETA promoveu também dois momentos de Debate, um sobre a Cooperação e Coopetição no Setor da Água onde estiveram presentes especialistas do Setor, nomeadamente, a Dra. Inês Andrade, Administradora da Região Hidrográfica do Norte da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, a Eng.ª Rita Amaral do Projeto LIS-Water - LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, o Eng.º José Tentugal Valente do Grupo AdP – Águas de Portugal e Eng.º Carlos Oliveira, CEO da VentilAQUA. No segundo momento de debate sobre o Tema a Cooperação e Coopetição no Setor dos Resíduos, estiveram presentes os especialistas do Setor dos Resíduos, nomeadamente, o Dr. Paulo Praça, Presidente da Direção da ESGRA – Associação para a Gestão de Resíduos, a Dra. Elsa Nascimento, Gerente da Renascimento Lda., e a Eng.ª Isabel Nogueira, Diretora do Departamento de Operações e Logística da Lipor.
Por último foi dado a conhecer pelo Dr. José Costa, Coordenador de Projetos da APEMETA, o contributo do Projeto e os principais resultados do Projeto: AMPIPOR II – Ambiente em Portugal.

Entre os tópicos discutidos estiveram a importância de fomentar maior colaboração do setor empresarial com as Universidades de modo a que haja maior número de trabalhos de pesquisa que ajudem a colmatar as falhas de informação ainda existentes.