APEMETA realizou Workshops sobre Economia Circular em Beja e sobre Sustentabilidade do Ambiente Construído em Vila Nova de Gaia
2023-04-13 - 14:54
  • AMBIPOR III
  • Economia Circular
  • Construção Sustentável
  • Cooperação
  • Coopetição

O Workshop “Coopetir e Cooperar para a Economia Circular”, teve lugar no dia 3 de março de 2023 em Beja (região Alentejo). No evento foi dado a conhecer o Projeto AMBIPOR III – Ambiente em Portugal, e apresentada uma das Ferramentas desenvolvidas, nomeadamente a “Brochura Técnica sobre Economia Circular – Caracterização do Setor Nacional” tendo-se seguido uma mesa redonda sobre “A importância da coopetição e cooperação para a Economia Circular” para falar sobre desafios, contributos e boas práticas que foi moderada pela CCDR Alentejo e contou com a participação da uma empresa privada (Ambi22), um instituto de investigação (LNEG) uma empresa intermunicipal (Resialentejo) e uma municipal (EMAS Beja). À sessão, que contou com cerca de 40 participantes, seguiu-se um almoço de netwoking.

O Workshop “Sustentabilidade do Ambiente Construído”, teve lugar no dia 7 de março de 2023 no Porto (região Norte). No evento foi dado a conhecer o Projeto AMBIPOR III – Ambiente em Portugal, e apresentadas duas das Ferramentas desenvolvidas, nomeadamente a Brochura Técnica sobre Construção Sustentável e a Brochura Técnica sobre Arquitectura Bioclimática e Áreas Verdes Urbanas. O evento contou ainda com uma mesa redonda dedicada à “Importância da Coopetição e Cooperação para a Sustentabilidade do Ambiente Construído” onde se debateram oportunidades, vantagens e novos modelos de negócio”, que contou com a participação de representantes da associação Smart Waste Portugal, do laboratório colaborativo Built Colab, da plataforma FICIS, Câmara Municipal de Bragança e da empresa Astrolábio, Orientação e Estratégia. O evento contou com a presença de cerca de 30 participantes.