Seminário de Divulgação AMBIPOR II + Debate: Descontaminação de Águas Subterrâneas
2019-07-17 - 17:38
  • ambipor ii
  • Cooperação
  • Coopetição
  • Descontaminação
  • Águas Subterrâneas

A APEMETA realizou no passado dia 19 de outubro de 2017, no Porto, no Hotel Ipanema Park, a Sessão de Apresentação do Projeto AMBIPOR II - Ambiente em Portugal aproveitando ainda a oportunidade para promover um Debate dedicado à temática da Descontaminação de Águas Subterrâneas.

Foi apresentado publicamente o projeto AMBIPOR II, onde a APEMETA destacou que pelo fomento à inserção em redes de comunicação e conhecimento este visa contribuir para
a) a qualificação das estratégias de negócio das PME,
b) para o aumento da sua produtividade e eficiência e
c) para o aumento da produção de bens e serviços de valor acrescentado,

O AMBIPOR II pretende ainda desenvolver a cooperação e coopetição entre empresas dos diversos setores das tecnologias ambientais e outros setores parceiros, bem como capacitar tecnicamente as empresas em diversas temáticas por divulgação de informação especializada e promoção do debate e intercâmbio de experiências. Entre os seus objetivos e atividades estão a promoção de workshops e a publicação de brochuras técnicas.

Levando já estes objetivos à prática a APEMETA aproveitou a oportunidade para divulgar um dos primeiros resultados do Projeto, a Brochura Técnica sobre Descontaminação de Águas Subterrâneas destinada sobretudo a capacitar as empresas portuguesas sobre esta temática. O documento foi apresentado como sendo uma súmula das metodologias e técnicas a aplicar no âmbito da avaliação da qualidade e na descontaminação das águas subterrâneas potencialmente contaminadas compreendendo a análise de risco, tecnologias de remediação e a caracterização do subsetor empresarial nacional. Ou seja, para além da informação mais técnica sobre a contaminação e descontaminação de águas subterrâneas e técnicas associadas, a brochura conta com uma abordagem mais próxima a uma ótica empresarial, não só das empresas vocacionadas para temática, mas ainda para os potenciais interessados neste tipo de estudos a operar em Portugal, sejam eles instituições bancárias, seguradoras, promotores imobiliários ou consultores na área do redesenvolvimento urbano e territorial sustentável.

A brochura, disponível a todos os interessados no separador Publicações, serviu de mote para uma Mesa Redonda onde estiveram presentes vários especialistas do setor apresentando casos práticos e discutindo tópicos da atualidade sob o tema “Águas Subterrâneas Contaminadas - “O QUE FAZER” e “COMO FAZER”.

Este debate, moderado pelo Prof. Carlos Costa, Sócio Gerente da empresa Egiamb - Consultoria Geoambiental, Lda., a quem foi adjudicada a elaboração da Brochura Técnica contou a presença da Engª Carla Graça, Vice-Presidente da Zero - Associação Sistema Terrestre Sustentável, da Engª Emília Carraça - Técnica Superior Sénior da EDP Gestão da Produção de Energia S.A., do Engº José Arega Lopes, Responsável de Segurança, Saúde e Ambiente da Galp Energia, do Engº Antonio Passarelli, Diretor de Desenvolvimento para o Sul da Europa da VALGO e do Engº Marcos Sillos, Diretor Técnico-Comercial da VALGO que participou Via Skype neste debate.
Os convidados elogiaram a Brochura Técnica produzida, e a sua utilidade transversal a vários setores para capacitar os técnicos sobre os principais aspetos a ter em conta sobre esta temática da descontaminação de águas subterrâneas. Partilharam também experiências profissionais relevantes focadas nesta temática não só em Portugal mas também na Europa e Brasil.

A assistência contou com participantes de diversos setores e diversas entidades desde empresas privadas, públicas, entidades do sistema cientifico nacional e administração pública central, regional e local. De entre os diversos tópicos discutidos entre a assistência e os convidados destacou-se a importância da cooperação e coopetição neste setor, identificando-se por exemplo oportunidades para o setor, por exemplo, ao nível da normalização.