Simuladores SimRecicla para compreender e contribuir para a reciclagem
2023-11-15 - 12:40
  • Resíduos
  • Reciclagem
  • capacitação
  • Sensibilização
  • Digitalização

A Tratolixo, em parceria com o Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento do Instituto Superior Técnico e a empresa 3drivers, e o apoio da Sociedade Ponto Verde, desenvolveu um conjunto pioneiro de simuladores que ajudam a conhecer de forma detalhada e completa todo o processo de gestão de resíduos e o ciclo de vida das embalagens.

Os simuladores SimRecicla são uma ferramenta muito útil para o público em geral, bem como para a comunidade académica, sobretudo no ensino secundário e universitário, já que permitem que professores e alunos abordem a reciclagem de forma técnica e realista, utilizando uma solução digital atrativa e simples de usar, que pode mesmo ser um ponto de partida para o início de novos projetos no âmbito da reciclagem.

O SimRecicla inclui três simuladores com diferentes objetivos, que respondem às seguintes dúvidas:
– Onde coloco a minha embalagem: calcula o impacte das práticas de separação e encaminhamento dos resíduos de embalagens.
–  Quero melhorar a reciclabilidade de uma embalagem: calcula o impacte das opções de produção, materiais e componentes adotados.
–  Quero otimizar uma linha de triagem: calcula a recuperação de materiais numa linha de triagem de embalagens, de acordo com a sequenciação de diferentes operações e equipamentos