Workshop AMBIPOR II: Desafios da Certificação em Segurança
2019-07-17 - 17:45
  • ambipor ii
  • Certificação
  • Segurança
  • Risco
  • ISO 45001

Decorreu no passado dia 19 de junho de 2018, no Porto , mais um Workshop no âmbito do Projeto AMBIPOR II, desta vez dedicado ao tema “Desafios da Certificação em Segurança”.

Na sequência da recente publicação da nova ISO 45001 a APEMETA fez a divulgação da Brochura de Boas Práticas e Case Studies em necessidades organizativas de processos e Boas Práticas com base neste novo referencial, à semelhança do que já havia feito para os referenciais 9001 e 14001 (todas as brochuras disponíveis no separador Publicações).

Esta apresentação incluiu uma abordagem à nova norma ISO 45001 com revisão dos seus vários itens e ainda um breve itinerário das várias alterações em relação às OSHAS 18001 e respetivo período de transição.

Foi promovido um debate entre os participantes moderado pelo Engº Luis Oliveira, da Ambi 22, empresa responsável pela elaboração da Brochura e que contou com a presença dos convidados Engº Nelson Costa, Responsável da QAS da FCC Environment Portugal e o Engº João Leigo, Responsável de Segurança da CEPSA Portuguesa, que deram o seu testemunho sobre as oportunidades e constrangimentos na certificação em segurança desde o ponto de vista de empresas distintas em termos de tamanho e setor. Os convidados destacaram a qualidade da Brochura, sobretudo para os processos vindouros de certificação à luz do novo referencial. A sessão contou ainda com o contributo do Engº António Costa Tavares, da Câmara Municipal de Cascais que se debruçou sobre as questões inerentes à gestão da segurança numa entidade da administração pública local.

A assistência contou com cerca de participantes de diversos setores de atividade, e entre os tópicos discutidos destacou-se a importância da cooperação nesta temática, sobretudo no que se refere à criação de ferramentas e estratégias para a capacitação do tecido empresarial em matérias de segurança no trabalho, de utilidade transversal aos diferentes setores da economia nacional.