Novos Sistemas Modulares Sustentáveis para Hidroponia
Atualmente, e numa lógica da necessidade de uma elevada e eficiente gestão de água, aliada a uma crescente necessidade de elevadas quantidades de produtos agrícolas de qualidade, tem-se vindo a destacar a técnica de cultura em hidroponia, face à agricultura tradicional. A hidroponia consiste no cultivo de plantas sem solo, onde é fornecida uma solução nutritiva que garante à planta todos os nutrientes necessários ao seu crescimento e desenvolvimento.
Neste âmbito, o projeto Nirvana relaciona-se com o estudo, produção, teste e colocação no mercado de um novo sistema para hidroponia que, quando comparado com o produzido atualmente, trará como vantagens técnicas, a simplicidade e rapidez de manutenção interna, maximizando questões fundamentais como a eficiência na eliminação de fungos, bactérias, etc…
Neste projeto, o PIEP está responsável por identificar e selecionar os materiais poliméricos e aditivos para os mesmos mais adequados para cultivo hidropónico, tendo em consideração as condições climatéricas, compatibilidade com os alimentos a utilizar no sistema, durabilidade e reciclabilidade no seu fim de vida. Para assegurar estes requisitos serão realizados ensaios químicos e físicos. Tendo em conta esses materiais, o PIEP também apoia na conceção de soluções práticas e ergonómicas para montagem e manutenção desses sistemas de forma ágil, cómoda e segura, reduzindo custos aos produtores.
O projeto envolve o PIEP; a J. Prior, a Prilux e a Hortovouga. Está enquadrado no projeto Sustainable Plastics, da Agende Verde para a Inovação Empresarial do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência.